Textos variados de um estudante do céu. Estudo astrologia medieval, helenística e indiana, além dos ramos específicos de astrologia natal, horária e mundana. Análises, estudos, curiosidades, pensamentos sobre astrologia em geral!

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Planetas

Antes de falar de coisas específicas, temos que saber o be-a-bá, né, pessoas? Então, o primeiro post didático será sobre os planetas. Eles são os personagens da astrologia, os que representam as pessoas. Na astrologia tradicional (englobando helenística, egípcia, védica e principalmente medieval, que é a que eu mais sei), as pessoas não são signos; são planetas. "Fulano é muito de aquário" não faz muito sentido. O que realmente faz é "Sicrano é muito mercurial". Como o primeiro contato de quase todo mundo com astrologia é com a moderna, é difícil não personalizar os signos. Mas não é assim que a banda toca - pelo menos pra astrologia tradicional. ENFIM, os planetas; os 7 planetas (o SEPTAnário) vão ser dispostos na ordem caldeica, ou seja, do mais lento pro mais rápido: Saturno, Júpiter, Marte, Sol, Vênus, Mercúrio, Lua.


Ordem Caldeica, mas invertida: Lua, Mercúrio, Vênus, Sol, Marte, Júpiter, Saturno.

Saturno é o planeta mais lento e fala só de coisa ruim, afinal, ele é o grande maléfico. Sua natureza é fria e seca (mais detalhes sobre a natureza básica de seco-úmido e frio-quente depois desses posts dos planetas) e ele é diurno. Ele fala de pessoas velhas, reis, ditadores, autoritárias, pobres, mendigos e marginais. Suas cores são preto, cinza, marrom escuro. Poeira, sujeira, ratos, baratas, o tempo, burocracia. Melancolia, depressão, introspecção, limitação, frustração; adora qualquer tema obscuro e chato. Doença, morte, preconceito, promiscuidade, isolamento, prisão, acidentes; qualquer assunto assim, deve ter dedo de Saturno. 
Uma pessoa "saturniana" é muito soturna (daí que vem o nome, alías): corcunda, taciturna, desconfiada, introspectiva, tímida, feia, racional, planejadora, avarenta, disciplinada, confiável, sincera, inexorável, conservadora. Seu símbolo é o que parece uma cruz com uma curva fechada. Esse símbolo seria o derivado da letra K usada pelos gregos pro deus Kronos, do tempo (Saturno rege o tempo, que coincidência macabra).
Saturno rege os ossos, os dentes, o pâncreas, o ouvido direito, joelhos, o chumbo e qualquer coisa enterrada. Saturno é melancólico e rege Capricórnio e Aquário.  
Claro que muitos assuntos não são exclusivamente de Saturno. Cientificismo, por exemplo, também tem Mercúrio; reis e ditadores, o Sol; dentistas, Marte; promiscuidade, Vênus; e por aí vai. 

Júpiter é o grande benéfico. Fala de todos os prazeres duradouros. Sua natureza é quente e úmida e ele é diurno. Fala de religiosos, figuras imponentes, papas, sacerdotes, conselheiros, advogados, riqueza, espiritualidade, sabedoria, simpatia; coisas enormes e inchadas. Grandes viagens, grandes estudos, filhos, fertilidade; pessoas benevolentes, simpáticas e filosóficas. Suas cores são roxo, laranja. Preocupações grandiosas, humanistas, filantropia, filosofia; igrejas, escolas, universidades; fala de grandes religiões, principalmente o Cristianismo. Amizades, relacionamentos duradouros, sorte; exageros, gordura, gula. Assim como Saturno gosta de falar de desgraça, Júpiter adora falar de coisas ótimas: promoções, viagens, paz interior, aceitação, compreensão, fertilidade, saúde. Também fala de leis e da justiça. Seu símbolo parece um 4, e é derivado do Z de Zeus.
Uma pessoa "jupiteriana" é saudável, bonita, aberta, expansiva, alegre, simpática, benevolente, espiritual, amigável, afável, exagerada, calma, sociável, gulosa. 
Júpiter rege a gordura, o sêmen (para os indianos), o ouvido esquerdo, coxa, útero; o estanho. Júpiter é sanguíneo e rege Peixes e Sagitário.
Compartilha casamento e fertilidade com Vênus, imponência e poder com Sol e Saturno, conhecimento e cultura com Mercúrio etc.

Marte é o planeta das pequenas e rápidas desgraças. Natureza quente e seca, noturno. Fala de soldados, irmãos, médicos, sangue, cortes, lâminas, metais, química, qualquer atividade ou pessoa que se envolva com segurança e risco de morte. Violência, gangues, pessoas fortes, "masculinas" (entre aspas porque uma mulher pode muito bem ser violenta e grossa), guerras; sua cor é vermelho. também fala de atletas, velocidade, músculos (apesar de Saturno reger os músculos pros indianos, e os ossos ficarem com o Sol!), infecções, cirurgias, facas, brigas. Saturno traz grandes e duradouras dificuldades; Marte traz pequenas, rápidas e doloridas. Marte é voraz, feroz e selvagem. Seu símbolo é óbvio, o círculo com a seta.
Pessoas "marciais" ("marcianas" não, por favor) são violentas, atarracadas, fortes, baixas, rubras, reativas, coléricas, quentes, explosivas, impulsivas, velozes, ágeis, objetivas, grossas, corajosas, ousadas.
Marte rege a narina direita, músculos, sangue, fígado, pernas, rins, o ferro. Marte é colérico e rege Áries e Escorpião.
Compartilha algumas coisas, como velocidade e lógica (Mercúrio), emoções fortes (Lua), violência/masculinidade (Sol/Saturno), sexualidade (Vênus) etc;

O Sol é o planeta das coisas imponentes, brilhantes, reais, autoritárias e poderosíssimas. É quente e seco e também diurno (nossa nem suspeitava). Reis, imperadores, patriarcas e qualquer um que centralize as pessoas a seu redor. Arrogância, nobreza, determinação, beleza, pulso firme, coragem, poder. Chefes, líderes, políticos, psicólogos, oradores, pessoas influentes. Suas cores são dourado, amarelo e laranja. Fala do pai, de irmãos; alma, essência, mente, o psicológico. Vaidade, desejo, a força vital, o governo e o coração. O Sol é quem irradia poder para os planetas. Seu símbolo é outro óbvio: a bolinha no meio comandando tudo.
Uma pessoa solar é expansiva, poderosa, mandona, brilhante, animada, generosa, independente, conhecedora, paciente, benevolente, cheia de desejos, ávida, feroz, amigável, inteligente.
O Sol rege o olho direito, o coração, as costas, a boca, os sentidos e o ouro. O Sol é colérico e rege apenas Leão.
Ele compartilha imponência com Júpiter, objetividade/impulsividade com Marte, poder com Saturno, a integridade física e psicológica com a Lua etc.

Vênus é a pequena benéfica e traz prazeres pontuais e terrenos, assim como Júpiter fala de prazeres intelectuais e perenes. Vênus é fria (ou quente) e úmida, e também noturna. É o planeta da luxúria, do sexo, da comida, da diversão, festas, jogos, roupas, estética; fala das artes, música, "feminilidade" (um homem artista ou muito sexual não seria chamado de feminino, mas é definitivamente venusiano), fertilidade, vícios, promiscuidade, casamento, bebidas, sensualidade, erotismo. Suas cores são rosa, roxo e verde. Vênus é a representante do Islamismo (também verde). Noivas, artistas, músicos, prostitutas, artigos de luxo, conforto, corpo. Seu símbolo é ridiculamente óbvio, o círculo com a cruz embaixo.
Pessoas venusianas são artistas, estéticas, sexuais, sensuais, eróticas, receptivas, belas, generosas, terrenas, físicas, superficiais, viciadas, amorosas.
Vênus rege o ventre, as genitais, a bunda, o útero, a narina esquerda, o cobre. Vênus é sanguínea/fleumática e rege Libra e Touro.
Compartilha casamento com Júpiter, sensualidade com o Sol, promiscuidade/vícios com Saturno, feminilidade com a Lua etc.

Mercúrio é o planeta dúbio. Varia entre diurno e noturno; é predominantemente frio e seco, mas vai depender de quem o aspecta e do signo. É o planeta da comunicação, da escrita, letras, números, detalhes, coisas pequenas, organização, análise, informações. Contadores, jornalistas, escritores, analistas do sistema, críticos, pessoas de informática, engenharia e mecanicismos. Inteligência, mente, pensamentos, raciocínio, astrologia. O planeta das incertezas, dúvidas, racionalismo, desonestidade, flexibilidade, jogo de cintura, lábia, eloquência. Tagarelas, indecisos, imprevisíveis. Irmãos mais novos, vizinhos, primos, tios, amigos, escravos, concentração, compenetração. Seu símbolo teria os chifres porque seriam as asas do capacete do deus Hermes (Mercúrio).
Pessoas mercuriais têm interesses passageiros, são influenciáveis, erráticas, elétricas, informacionais, ariscas, inteligentes, espertas, malandras, amigáveis, invejosas, incompreensíveis, exatas, mutáveis, analíticas. Mercúrio forte e influente em Vênus costuma indicar sexualidade flexível, homossexualidade etc.
Mercúrio rege a língua, a pele, unha, cabelo, o metal mercúrio. Mercúrio muda demais pra ter um temperamento fixo, mas é predominantemente melancólico e rege Gêmeos e Virgem.
Compartilha sexualidade com Vênus, irmãos, lógica e velocidade com Marte, cultura com Júpiter, análise e mecanicismo com Saturno etc.

A Lua é o planeta das emoções, o mais difícil de descrever. É fria e úmida e noturna (nossa que imprevisível). Rege os líquidos, as mulheres, a fertilidade, o povo, as pessoas comuns, as casas. Viagens por mar, o lar, movimentos (é o planeta mais rápido do septanário), sensibilidade, sentimentos, introspecção, simplicidade, pureza, inocência. Pessoas mutáveis, mães, imprevisíveis, emocionais. Faz parte do seu corpo, da sua essência, assim como o Sol. Conversa muito, muito amigável, errática, esquecida, infantil. Nutrição, maternidade, carinho, amizade, amor, desejo, enigmas, profundezas, sentimentos revoltos. 
Pessoas lunares são instintivas, sensíveis, adaptáveis, fleumáticas, carismáticas, profundas, indecifráveis, distraídas, ansiosas. Eu nem vou falar do símbolo dela.
A Lua rege os seios, o olho esquerdo, os pulmões, o paladar e a prata. A Lua é fleumática e regida apenas por Câncer.

Esses são os únicos planetas que são realmente necessários (não os únicos pontos). Transaturninos - Urano, Netuno e Plutão - e asteroides - Chiron, Juno, Vesta e não sei mais o quê -, na minha opinião, são bem dispensáveis. Num outro post, eu falo sobre eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário